segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Paso de Jama, Laguna Verde - S. S. de Jujuy


Saímos da Bolívia pelo Chile numa fronteira bem esquisita. No lado Boliviano a aduana nos cobrou uma inesperada taxa para liberar nossa saída do país, enquanto que no lado chileno simplesmente não havia aduana. Aliás, no trecho de 134 km que fizemos no Chile até o Paso de Jama (fronteira com a Argentina), não havia nada. Contudo, apesar de passarmos duas vezes acima dos 4800m de altitude, as condições agora eram bem melhores que a dos últimos dias, já que finalmente tinhamos asfalto (novinho!) sob nossos pneus, e o insuportável vento agora estava a nosso favor. A combinação descida forte+asfalto+vento a favor, me permitiu atingir velocidades próximas dos 100km/h. Era como viajar de moto com esse nosso agora amigo vento.

Depois de cruzarmos o Paso de Jama, situado a 4130m de altitude, começamos a descer a íngreme e sinuosa estrada da Cuesta de Lipán, até os 2178m de San Salvador de Jujuy, a localidade mais baixa desde que comecei a subir a cordilheira, lá no Perú. No caminho passamos por Purmamarca, e seu famoso Cerro de 7 colores, numa região cercada de belas e coloridas montanhas.

Em S. S. de Jujuy nos hospedamos na casa de Kuky (uma amiga de Felipe e Ana), que juntamente com Rick, passamos momentos bem divertidos. Logo no dia seguinte a nossa chegada tivemos o prazer de comer uma legítima "parrilhada" argentina, com muita carne e vinho de qualidade. Não imaginava o quão bom seria chegar a terra de nossos hermanos...