sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Bagageiro traseiro

O primeiro problema que tive quando começei a fazer viagens em bicicleta foi com o bagageiro, já que o quadro da minha bicicleta (GT Avalanche) não possui adaptação para tal. Isso me obrigou a fazer adaptações em etapas, após cada viagem, para melhorar o equipamento. A garupa que utilizo é dessas de ferro bem comum, que ao contrário das de alumínio, são mais pesadas porém muito mais baratas e resistentes. Além disso, caso quebrem podem ser consertadas facilmente, já que é possível arrumar um serralheiro em qualquer aglomerado urbano.

Muitas pessoas que possuem quadro com a mesma limitação, costumam prendê-lo diretamente ao eixo da roda traseira, o que traz 2 incovenientes: deixa a garupa vinculada à roda traseira (se furar o pneu você terá que gastar muito mais tempo tendo que tirar e recolocar a garupa), e corre sério risco de empenar o eixo traseiro. Assim para tornar a garupa traseira independente da roda, fiz duas abraçadeiras também em ferro (pedaços de cano cortados) que coloquei na parte inferior do quadro (em verde). Com essas abraçadeiras é possível utilizar parafusos bem grossos e resistentes para a fixação.

Com essa adaptação a garupa acabou ficando mais alta, e mais para frente, fazendo com que meu calcanhar raspasse nos alforges. Para contornar esse problema, fiz 2 alterações no Bagageiro: diminui sua altura (serrando e soldando as barras laterais) e fiz uma projeção traseira para acomodar melhor a bagagem. É importante que a lateral do bagageiro tenha um formato mais ou menos quadrado, para fixar melhor os alforges, e impedí-los de tocarem nos raios.

Para a fixação superior, além de utilizar uma abraçadeira comum de bicicletas unindo o canote à garupa, soldei nesta um ferro extra com um parafuso na ponta, para sua fixação diretamente no quadro atrás do V-Break. Somando tudo, essas adaptações me custaram em torno de R$ 30 reais.

Apesar de ter feito essa viagem com bastante e peso e em estradas de terra bem esburacadas não tive qualquer problema, nem mesmo com parafusos quebrados.