sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Bagageiro dianteiro

Inicialmente pretendia fazer esta viagem somente com alforges traseiros, mas depois de ouvir algumas pessoas acabei mudando de idéia. Além de mais espaço para distribuir os equipamentos e mantimentos necessários, ja que desejava ter uma boa autonomia, a bagagem dianteira deixaria a pedalada mais confortável, já que a bike fica mais estável, sem parecer um "cavalo chucro" querendo empinar. Além disso, não queria abrir mão de viajar com a suspensão, apesar de desaconselhado por algumas pessoas. Assim, por não encontrar no mercado uma peça que atendesse as minhas necessidades, fui atrás de um bom serralheiro.

Seguindo a idéia do bagageiro traseiro, a intenção era fazer 2 quadrados laterais à roda dianteira para a acomodação dos alforges, sem que estes tocassem nos raios. Juntamente com o serralheiro, e utilizando restos de ferro que haviam na serralheria, fizemos toda a peça.

Inicialmente, fizemos uma estrutura central em forma de "U" invertido, preso na parte inferior das canelas da suspensão por duas abraçadeiras, e na parte superior por um parafuso central preso ao orifício onde ficavam presos os modelos antigos de freio (nas suspensões atuais esse buraco não existe mais, aliás nem esse nem os do V-Break!).

Em seguida fizemos outra estrutura em "U", que soldado na parte superior, constituía a parte frontal do bagageiro, e as partes superiores dos quadrados laterais. Estes foram então fechados, sendo posteriormente prolonagados para fixarem melhor os alforges, e foi feito uma grelha na parte superior (entre os quadrados), algo inexistente nos bagageiros dianteiros comerciais. Pronto!

O serralheiro fez isso em uns 30 minutos, e me cobrou somente 20 reais por tudo. A peça ficou bem resistente, e os únicos problemas que tive, foi a solda da abraçadeira direita que quebrou numa estrada com muitas costelas de vaca (resolvido com um arame amarrando a canela da suspensão e a barra de fixação central do bagageiro, até sua ressolda 2 dias depois) e a falta de acabamento na parte superior, que por falta de uma boa limada começou a rasgar as fitas de sustentação dos alforges.

Assim pude viajar tranqüilamente com a bagagem dianteira, sem interferir no trabalho da suspensão. O único detalhe, é que para colocar e tirar a peça, é necessário retirar um dos lados do V-Break.

Bagageiro traseiro

O primeiro problema que tive quando começei a fazer viagens em bicicleta foi com o bagageiro, já que o quadro da minha bicicleta (GT Avalanche) não possui adaptação para tal. Isso me obrigou a fazer adaptações em etapas, após cada viagem, para melhorar o equipamento. A garupa que utilizo é dessas de ferro bem comum, que ao contrário das de alumínio, são mais pesadas porém muito mais baratas e resistentes. Além disso, caso quebrem podem ser consertadas facilmente, já que é possível arrumar um serralheiro em qualquer aglomerado urbano.

Muitas pessoas que possuem quadro com a mesma limitação, costumam prendê-lo diretamente ao eixo da roda traseira, o que traz 2 incovenientes: deixa a garupa vinculada à roda traseira (se furar o pneu você terá que gastar muito mais tempo tendo que tirar e recolocar a garupa), e corre sério risco de empenar o eixo traseiro. Assim para tornar a garupa traseira independente da roda, fiz duas abraçadeiras também em ferro (pedaços de cano cortados) que coloquei na parte inferior do quadro (em verde). Com essas abraçadeiras é possível utilizar parafusos bem grossos e resistentes para a fixação.

Com essa adaptação a garupa acabou ficando mais alta, e mais para frente, fazendo com que meu calcanhar raspasse nos alforges. Para contornar esse problema, fiz 2 alterações no Bagageiro: diminui sua altura (serrando e soldando as barras laterais) e fiz uma projeção traseira para acomodar melhor a bagagem. É importante que a lateral do bagageiro tenha um formato mais ou menos quadrado, para fixar melhor os alforges, e impedí-los de tocarem nos raios.

Para a fixação superior, além de utilizar uma abraçadeira comum de bicicletas unindo o canote à garupa, soldei nesta um ferro extra com um parafuso na ponta, para sua fixação diretamente no quadro atrás do V-Break. Somando tudo, essas adaptações me custaram em torno de R$ 30 reais.

Apesar de ter feito essa viagem com bastante e peso e em estradas de terra bem esburacadas não tive qualquer problema, nem mesmo com parafusos quebrados.